Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Monstera Amarela

Palavras soltas sobre coisas improváveis, situações mundanas, mágicas inertes e sonhos nómadas.

Monstera Amarela

Palavras soltas sobre coisas improváveis, situações mundanas, mágicas inertes e sonhos nómadas.

28.Jan.18

Desafio das 52 semanas | #4

Esta semana o desafio é difícil para mim porque nunca fui muito de ficar com citações na cabeça contudo para cumprir este desafio e depois de muito pensar sobre o assunto vou colocar uma que eu li num dos momentos mais decisivos da minha vida até ao momento, a vinda para Alemanha.

20817683_bPD0p.jpeg

Tinha acabado o curso e estava sem emprego, a procura exaustiva e sem resultados já deixava marcas no meu espírito que perguntava todos os dias Será que não sou ou fiz o suficiente?. Essa dúvida dava cabo de mim, punha tudo o que eu tinha feito até ao momento em questão, e se, se, se foram tantos os "se", que já estava farta deles mas por mais que quisesse fugir eles emboscavam-me num beco sem saída. 

 

Então li esta citação de Fernando Pessoa e pensei é isto. Preciso de abandonar estas "roupas" e vestir outras, de ir e sem medos.

 

"There is a time to abandon the clothes that already have the shape of our body, and forget our ways, the ones that takes us to the same places. It is the time for the crossing, and if we do not dare do it, we will forever be at the margins of ourselves."

 

Esta citação dava força à minha decisão, fosse qual fosse o desfecho eu teria dado o primeiro de mudança da minha vida, não outros mas eu que não ficaria somente no conforto da minha margem. 

 

Sempre tinha lido em inglês e eu queria ver a exacta citação mas na sua lingua-mãe a minha, neste tão nosso português carismático.

Procurava e nada encontrava então dei de cara com um site que discutia a citação, e o seu primeiro reparo era que a citação não era de todo de Fernando Pessoa. E assim descobri que o seu verdadeiro autor era na verdade Fernando Teixeira de Andrade um professor de literatura no Brasil, que escreveu o poema Tempo de Travessia onde se encontra a tal citação. 

 

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

 

Com isto demonstro outro problema com as citações, a internet é tão vasta e confusa que muitas vezes diz-se o que não se disse por bocas que nunca o fizeram. E depois estamos nós ai aquela citação tão bonita do não sei quantas, e mentira ele/a nem nunca sonhou com tal frase. Se quiserem procurar a tradução em inglês de Tempo de Travessia verão que ainda hoje associam-na a Fernando Pessoa, o seu verdadeiro autor morreu em 2008 de cancro, estamos em 2018 e ainda não foi feita a correção. 

 

Para acabar vou deixar a minha outra citação preferida, que me lembro por ser apenas uma palavra mas o seu significado e história sublime foi tão importante e amoroso que só desejo a todas as moças e moços do mundo que tenham um Severus Snape que vos ame. 

"Always"

 

7 comentários

Comentar post